terça-feira, 23 de julho de 2013

MARATONA

Rio de Janeiro 1993
Percorrer uma maratona, 42 quilômetros e mais 195 metros, definitivamente não é para qualquer um. É preciso muita dedicação, concentração e tempo para treinar os quase 2000 quilômetros necessários para o treinamento da mesma, durante um período de 6 meses. É uma verdadeira odisséia!
Você tem que deixar de lado várias coisas do seu dia a dia, inclusive a família, que fica  esperando você terminar um dos treinos longos, para só depois usufruir de um almoço, passeio ou outro evento social nos finais de semana.
Mas, quando se corre uma prova de corrida curta, o que vem logo a seguir é a vontade de correr mais uma prova e assim por diante até que um pensamento toma conta da sua cabeça: será que eu consigo correr uma prova mais longa?
Blumenau 1999
Esta pergunta interior faz com que você receba uma dose de impulsos elétricos cutucando seu cérebro e fazendo com que se auto desafie.
De uma corridinha de 5 km, você quer da próxima, ir para uma de 10 km, e assim sucessivamente até chegar ao desafio de uma maratona!

 O nosso cérebro é uma coisa maluca, nunca iremos entender por mais que se reflita sobre o assunto. E aqueles que não conseguem ficar só com uma maratona e já querem logo uma a cada semestre? Achou louco? Então imagine o que dizer daquelas pessoas que querem correr as ultramaratonas? Provas que chegam a 300km de distancia. Não é insano mesmo?. As vezes, mas tudo é possível, desde que se tenha condições para tal.



Curitiba 2002

Como disse anteriormente, tempo, disposição, renda e com muita dedicação, voce chega lá.
Em 1993 corri minha primeira maratona na cidade do Rio de Janeiro. Naquela época, as maratonas estavam no auge por causa da maratona mais famosa do mundo, a de Nova York. Era uma verdadeira neurose a quantidade de pessoas tentando o sonho de completar uma maratona. E foi nesta época também que as corridas de rua no Brasil ganharam força, e hoje se tornaram uma febre entre os brasileiros. Ainda bem não é?
Tenho sempre alguém querendo treinar para alguma prova e geralmente começam com uma de 5km para depois seguirem firmes nos mais diversos propósitos pessoais.
Entre tantas corridas que fiz, já perdi as contas, mas são 44 maratonas em meu curriculum. E para cada uma, treinei em média 2.000km. Faça as contas de quantas voltas ao mundo já realizei então. Lembrando que cada volta no globo terrestre é de 40.000 quilômetros, uma distancia e tanto. No ano que vem, pretendo correr mais uma, totalizando 45 maratonas.
Ah, o local é Mendoça, na Argentina. Vamos?
São Paulo 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário