terça-feira, 30 de julho de 2013

TRAVESSIA ALCATRAZES-SÃO SEBASTIÃO


Vagner Tadeu de Oliveira, mais conhecido como VTO, um dia nadando na academia ao meu lado, me convidou para uma tarefa um tanto inusitada: participar de uma travessia natatória, que sairia do Arquipélago de Alcatrazes até o continente, na cidade de São Sebastião, litoral de São Paulo.
O percurso de 50 km nem parecia muito, mas o difícil mesmo seria nadar a noite toda em alto mar. Fiquei com a dopamina atiçada, como dizem e aceitei sem pestanejar.
Vagner sempre esteve ao meu lado nos treinos extenuantes para as provas de Ironman, então, achou que eu seria um bom candidato para fazer parte da equipe Atlantis de São Bernardo do Campo, onde outros oito nadadores treinavam até então. Depois de algumas reuniões na Atlantis, fui escolhido para fazer parte do time.
A largada aconteceu às 21:00 hs, do dia 2 de Abril de 2002, na área protegida do Arquipélago de Alcatrazes. O percurso foi em revezamento de uma hora para cada nadador. O primeiro a cair na água foi o nadador Celso Savioli. A minha primeira participação foi exatamente a meia noite. Já não estava muito bem, pois estava sentindo náuseas por causa do movimento do mar que estava agitadíssimo. A nossa escuna estava vivendo um verdadeiro frenesi, subindo a proa tão alto que parecíamos estar dentro de um barco vicking. Foi um alivio ao cair na água. Celso estava me dando apoio, inclusive para vestir a roupa de borracha, necessária para nos proteger das aguas vivas naquela época do ano.
Era o Dia Mundial da Saúde e o slogan era: "acumule pelo menos 30 minutos de atividade física por dia". A diferença é que cada 30 minutos das nossas braçadas pelo canal de São Sebastião, equivaliam a horas de qualquer treino extenuante.

Para nos acompanhar havia uma estrutura incrível: duas escunas e dois barcos. Um na frente com luz de estrobo para nos guiar, com Vicente Albanez no comando.
 A equipe de nove nadadores, oito homens e uma mulher, concluiu o percurso depois de 14 horas de muita ação e determinação, na praia do Trabalhador, em São Sebastião, onde fomos recepcionados por autoridades locais. Fausto Pires de Campos, na época responsável pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, nos acompanhou o percurso todo, dentro da escuna. A noite, naquela chegada triunfal, fomos recebidos num restaurante para um jantar maravilhoso, discursos e entrega de trofeus aos nadadores.
Foi realmente uma festa que marcou profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário